O sistema AdBlue

Esta tecnologia que permite reduzir o impacto ambiental nos diesel do grupo germânico é agora apresentada numa obra onde é explicado o funcionamento do sistema, as vantagens e ainda a forma como ele está implementado em diversos modelos.

A tecnologia AdBlue é um dos sistemas utilizados pela Volkswagen na redução das emissões dos seus automóveis diesel, alcançando essa melhoria através de um conjunto de processos que se efetuam dentro do próprio motor. Este sistema utiliza um aditivo, com o próprio nome AdBlue, criado à base de ureia e água desmineralizada, que tem um tanque próprio e pode ser adquirido em diversos locais.

Neste vídeo é explicada a forma como esta tecnologia consegue, através do Catalisador de Redução Catalítica, melhorar as prestações ambientais dos modelos da Volkswagen, num processo que ocorre no sistema de escape do automóvel. Quando os gases da combustão chegam a este ponto (após terem passado pelo turbo) recebem a mistura AdBlue diretamente, dando início a um processo químico que transforma o óxido de nitrogénio (NOx) em água e nitrogénio.

Este sistema faz uso de diversos sensores para fornecer sempre a quantidade perfeita de AdBlue para realizar esta reação química e outra das situações a que a Volkswagen teve atenção foi ao facto deste aditivo congelar abaixo dos 11º Celsius, motivo pelo qual o tanque tem um sistema próprio de aquecimento. Embora o consumo de AdBlue dependa do peso do automóvel e das características de condução, o fabricante germânico refere que em média é gasto 1,5L deste produto a cada mil quilómetros. Outra das preocupações está no facto do veículo dever ter, obrigatoriamente, sempre AdBlue no tanque, sendo apresentado um aviso quando a quantidade existente permite fazer apenas 3500 quilómetros, sendo posteriormente dado uma nova chamada de atenção quando se chega aos 1000 quilómetros.

 

Posted in: