Veículos japoneses dão menos trabalho à oficina

Sondagem realizada entre 22.800 condutores europeus. Daihatsu, Lexus, Dacia, Honda y Toyota são as marcas de veículos que menos trabalho dão às oficinas de reparação. É isso pelo menos o que se depreende de uma sondagem realizada por diversas organizações consumidoras europeias, incluída a OCU, entre 22.800 condutores de Espanha, Bélgica, França, Itália e Portugal.

O carro mais fiável é o Toyota Yaris 1.0. Seis das sete marcas de carros que menos se avariam são são japonesas. As menos fiáveis? Land Rover e Jeep.

Quantas avarias sofreu no seu carro desde que o comprou? Esta foi a pergunta central do questionário a que responderam os proprietários europeus de 22.800 veículos de 140 modelos distintos. Com ela, organizações de consumidores como a OCU determinaram a fiabilidade dos automóveis que circulam nas nossas estradas, entendida como “a probabilidade que têm de passar pela oficina com maior ou menor frequência”.

O ranking de marcas mais fiáveis está ocupado nas primeiras posições pelas insígnias japonesas Daihatsu, Lexus (do grupo Toyota) e Honda. Em quarto lugar aparece a Romena Dacia (do grupo Renault), e depois a Toyota, Mitsubishi, Mazda, a coreana Hyundai, Smart e Nissan.

Os autores da sondagem assinalam que as marcas de veículos que mais se avariam são os todo-o-terreno, destacando a Jeep e Land Rover. E sublinham a queda da fiabilidade da Saab, a terceira entre as piores pontuadas, quando há dois anos estava entre as mais fiáveis.

No que diz respeito à tipologia das avarias mais frequentes, estão á frente as relacionadas com a electrónica. 22% dos condutores inquiridos sofreram algum tipo de problema electrónico geral no última ano. E 12% teve mesmo de passar pela oficina devido a dificuldades com a electrónica do motor. Depois da electrónica, a maior quantidade de avarias reportadas têm que ver com o sistema de travões, a direcção e a transmissão.

Utilitários

O Yaris, da Toyota, em qualquer das suas motorizações e data de fabrico, é o mais fiável na sua categoria. Seguem-se o Honda Jazz 1.0 e o Peugeot 207 1.4. O que mais se avaria? O Renault Clio 1.2.

Compactos

O mais fiável entre os compactos é o Toyota Corrolla 1.4. Seguem-se o Volkswagen Golf Plus 1.9 e o Peugeot 307 1.6. O que mais passa pela oficina é o Renault Megane 1.6.

Berlinas

O que menos se avaria é o Honda Accord 2.2 D. Mas é seguido de muito perto pelo Dacia Logan 1.5 D. O menos fiável é o Fiat Croma 1.9 D.

Monovolumes

Depois dos todo-o-terreno, trata-se do segmento que mais se avaria. Não obstante, os modelos mais fiáveis são o Citröen Xsara Picasso 1.6, o Toyota Corolla Verso 2.0 D e o Mercedes B 2.0 D

Fonte: autoafternews.com

Posted in: